Objetivo geral
-Ter acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar do prazer de lê-los.
- Participar de situações de intercâmbio de ideias, preferências e opiniões acerca da leitura.
-Reconhecer a utilização de números no seu cotidiano.
- Analisar as relações entre a série numérica oral e escrita.
-Fazer contagens orais em escala ascendente e descendente contando um a um.
Público alvo: 1° ano
Conteúdo
- Leitura.
-Roda de conversa.
-Regularidades do sistema de numeração decimal.
- Numeração escrita e falada.
- Série numérica.
Metodologia:
-Apresentar aos alunos o livro “ Chá das dez” de Celso Sisto , comentando sobre o tema e o autor .
-Ler em voz alta o livro. Se for possível utilizar um episcópio – projetor imagens - ou em vídeo para que a leitura se torne mais prazerosa.
-Roda de conversa: questionar com os alunos o que acontece com as velhinhas durante a leitura? Quantas velhinhas havia no inicio e quantas ao final? Quais as desculpas que as velhinhas deram para não tomarem chá? As rimas que aparecem no texto? E outros levantamentos pertinentes que surgirem durante a atividade.
-Apresentar aos alunos os números naturais em ordem decrescente, a mesma apresentada no livro, através de cartões colando-os na lousa ou em uma parede. Se for necessário, releia o trecho do texto em que aparece a quantidade das velhinhas. Explore todas as possibilidades e principalmente ouça seus alunos para intervir quando necessário, caso não haja compreensão de alguma relação entre o numeral e o símbolo.
-Solicitar que dez alunos representem as velhinhas e releia o livro pedindo que em cada estrofe um aluno se retire para que percebam a ordem decrescente.
-Entregar aos alunos uma folha com 11 quadradinhos e pedir que ilustrem a quantidade de velhinhas e seu numeral.
-Expor as atividades dos alunos no mural, mas antes peça para alguns alunos mostrarem suas ilustrações aos colegas comentando a relação numeral e símbolo.
-Reler o livro e solicitar a alguns alunos que tenham em mãos os cartões com os números naturais, e durante a leitura levante o cartão representando a quantidade de velhinhas da estrofe.
Recursos Materiais:
Livro “ Chá das dez” de Celso Sisto- editora Aletria.
Cartão com os números naturais de 0 a 10.
Folhas com onze quadrados para ilustração.
Epíscopio ou data show.
Avaliação
- Avalie, ao longo das etapas da sequência, se seus alunos estão sendo envolvidos pela leitura, se compartilham suas impressões nas rodadas de intercâmbio de ideias após a leitura em voz alta. E através da observação sistemática acompanhando os alunos durante a atividade para avaliar atitudes e os procedimentos utilizados.
Neste momento é
importante realizar as intervenções necessárias para que os alunos
compreendam os conteúdos propostos. Registrar os conhecimentos e as
dificuldades que apresentaram na sequência didática para retomada dos
conteúdos.
Plano elaborado por Daniela Tenorio
Plano elaborado por Daniela Tenorio
Oi Dani,a blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, mas você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença! Parabéns pelos textos. Obrigado por fazer parte deste universo virtual, por compartilhar um pouco do que sabe e contribuir para o aprendizado de muitos. Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx, obrigado: http://www.marquecomx.com.br/ Dani, convido você para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores. Você será muito bem recebida em nossa família de Multiplicadores, para saber mais, deixo o link: http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/ Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.Bjs
ResponderExcluir