segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Plano de aula: Ler e contar


Objetivo geral

 -Ter acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar do prazer de lê-los.

- Participar de situações de intercâmbio de ideias, preferências e opiniões acerca da leitura.

-Reconhecer a utilização de números no seu cotidiano.

- Analisar as relações entre a série numérica oral e escrita.

-Fazer contagens orais em escala ascendente e descendente contando um a um.

Público alvo: 1° ano

Conteúdo

- Leitura.

-Roda de conversa.

 -Regularidades do sistema de numeração decimal. 

- Numeração escrita e falada. 

- Série numérica.

Metodologia:
 
-Apresentar aos alunos o livro “ Chá das dez” de Celso Sisto ,  comentando sobre o tema e o  autor . 

-Ler em voz alta o livro. Se for possível utilizar um episcópio – projetor  imagens - ou em vídeo  para que a leitura se torne mais prazerosa.

-Roda de conversa: questionar com os alunos o que acontece com as velhinhas durante a leitura? Quantas velhinhas havia no inicio e quantas ao final? Quais as desculpas que as velhinhas deram para não tomarem chá? As rimas que aparecem no texto? E outros levantamentos pertinentes que surgirem durante a atividade.

-Apresentar aos alunos os números naturais em ordem decrescente, a mesma apresentada no livro, através de cartões colando-os na lousa ou em uma parede. Se for necessário, releia o trecho do texto em que aparece a quantidade das velhinhas. Explore todas as possibilidades e principalmente ouça seus alunos para intervir quando necessário, caso não haja compreensão de alguma relação entre o numeral e o símbolo.

-Solicitar que dez alunos representem as velhinhas e releia o livro pedindo que em cada estrofe um aluno se retire para que percebam a ordem decrescente.

-Entregar aos alunos uma folha com 11 quadradinhos e pedir que ilustrem a quantidade de velhinhas e seu numeral.

-Expor as atividades dos alunos no mural, mas antes peça para alguns alunos mostrarem suas ilustrações aos colegas comentando a relação numeral e símbolo.

-Reler o livro e solicitar a alguns alunos que tenham em mãos os cartões com os números naturais, e durante a leitura levante o cartão representando a quantidade de velhinhas da estrofe.     

Recursos Materiais:

Livro  “ Chá das dez” de Celso Sisto- editora Aletria.

Cartão com os números naturais de 0 a 10.

Folhas com onze quadrados para ilustração.

Epíscopio ou data show.

Avaliação

- Avalie, ao longo das etapas da sequência, se seus alunos estão sendo envolvidos pela leitura, se compartilham suas impressões nas rodadas de intercâmbio de ideias após a leitura em voz alta. E através da observação  sistemática acompanhando os alunos durante a atividade para avaliar atitudes e os procedimentos utilizados.

 Neste momento é importante  realizar as intervenções necessárias para que os alunos compreendam os conteúdos propostos. Registrar os conhecimentos e as dificuldades que apresentaram na sequência didática para retomada dos conteúdos.

Plano elaborado por Daniela Tenorio

Um comentário:

  1. Oi Dani,a blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, mas você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença! Parabéns pelos textos. Obrigado por fazer parte deste universo virtual, por compartilhar um pouco do que sabe e contribuir para o aprendizado de muitos. Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx, obrigado: http://www.marquecomx.com.br/ Dani, convido você para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores. Você será muito bem recebida em nossa família de Multiplicadores, para saber mais, deixo o link: http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/ Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.Bjs

    ResponderExcluir