GEOMETRIA



Tangram
  • Objetivos
          Desenvolver o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial e análise das figuras), e praticar as relações espaciais e as estratégias de resolução de problemas, por meio da construção e utilização do Tangram.
  • Estratégias
          Dar continuidade ao trabalho com figuras geométricas planas, quebra-cabeças e à temática países, propondo às crianças que montem seu próprio quebra-cabeça chinês. Estimular a percepção espacial e a criatividade propondo diferentes montagens possíveis de serem feitas com o Tangram.
  • Programação
  • - Relembrar a bandeira e a localização da China no mapa-mundi - Contar as lendas chinesas que explicam a origem do Tangram                  Explicar que o Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças                  Mostrar um Tangram às crianças e pedir a elas que identifiquem quais as figuras    geométricas que o formam                  Propor a confecção de um Tangram – Confecção do Tangram                  Fornecer a cada criança um papel quadrado                  Fazer junto às crianças, passo a passo, as dobras necessárias para formar as figuras     geométricas                  Depois de demarcadas, recortar todas as figuras –  Propostas de atividades                   Pedir que formem novamente um quadrado com todas as peças e sem sobrepô-las                  Mostrar diferentes figuras formadas com o Tangram e pedir que tentem fazê-las                  Pedir às crianças que formem suas próprias figuras
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Classificação das Figuras Geométricas e Jogo das Bandeiras
  • Objetivos
          Aprofundar as noções e conceitos das figuras geométricas apreciando com as crianças as diversas bandeiras existentes dando continuidade ao trabalho efetuado na aula anterior, além de localizar os países no mapa-múndi. Elaborar estratégias para montar o quebra-cabeça.
  • Estratégias
          Propor que os alunos contem, em conjunto, os lados das figuras que conhecem, introduzindo os conceitos e as diferenças entre as diversas figuras geométricas. Em seguida, explicar a atividade do quebra-cabeça constituído por dez peças de figuras geométricas conhecidas por eles.
  • Programação

    - Sorteio dos grupos de trabalho com as figuras geométricas apresentadas na aula anterior
    - Classificação
                      Classificar as formas a partir da contagem de seus lados: 3 lados – triângulo ; 4 lados      (quadrado, losango, retângulo, trapézio) – quadrilátero
                     Diferenciar quadrado de retângulo
                     Apresentação do pentágono e hexágono


    – Jogo das Bandeiras
                      As crianças montarão bandeiras de diversos países que foram divididas em 10 figuras        geométricas
                     
    As crianças serão estimuladas a colocar a miniatura da bandeira que construiu no mapa,        constituindo assim uma noção de localização
  • http://www2.fe.usp.br/~labmat/clube/gmatv2.html    
*******************************************************
Bandeiras
  • Objetivos
           Discutir a importância das bandeiras como forma de identidade dos países, assim como sua língua e costumes, tendo como referência o Brasil. Ampliar o repertório de figuras geométricas conhecidas pelas crianças e introduzir uma nomenclatura.
  • Estratégias
           Trabalhar com figuras geométricas planas a partir das formas encontradas na bandeira do Brasil e nas demais bandeiras conhecidas pelas crianças.
  • Programação
  •    - Apreciação do globo/ mapa-múndi e conversa sobre os diferentes países e culturas    - Introdução à bandeira do Brasil                   Conversa sobre as cores / estrelas da bandeira e seus significados                   Identificar as formas geométricas ali presentes                   Desenho da bandeira do Brasil efetuado pelas crianças individualmente     – Formas geométricas                    Relembrar as formas já conhecidas pelas crianças                   Identificar essas formas na sala e no dia-a-dia
               – Confecção dos crachás
                             As crianças escreverão seu nome de um lado e no verso desenharão a figura                    geométrica que mais gostam

               – Outras bandeiras
                             Confecção de bandeiras de outros países que as crianças já conhecem
                            Confecção da bandeira do grupo.



http://www2.fe.usp.br/~labmat/clube/gmatv1.html
###############################


Dominó de figuras geométricas
 Por Vaneska Romano Amabile
http://www.ibmcomunidade.com.br/kidsmart/detJogo.asp?codigo_jogo=16&codigo_idioma=3

Como jogar: este jogo terá quatro jogadores, cada jogador receberá 10 peças de blocos lógicos. Por sorteio ou no "dois ou um", será escolhido o jogador que iniciará o jogo. Escolhendo uma de suas peças e colocando na mesa. Em seguida o segundo jogador verá se tem a peça com a forma igual a que está na mesa, tendo , a colocará encostada na mesma e colocará uma outra peça diferente de acordo com seu gosto. O terceiro e o quarto jogador terão o mesmo procedimento.

Regras: caso o jogador não tenha a peça, é pulada a sua vez naquela jogada.
Ganha o jogador que terminar as suas peças primeiro.

Variações do jogo: Pode ser estipulado cor, tamanho ou espessura.


Adorei o jogo do dominó de figuras geométricas!!! Um excelente jogo para iniciar a identificação das figuras geométricas  Lembre-se este jogo é recomendador para até o 3° ano.
Bjos


PS: Me contem como foi a experiência do jogo com os alunos.


Danny