Tangram
- Objetivos
Desenvolver o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial e análise das figuras), e praticar as relações espaciais e as estratégias de resolução de problemas, por meio da construção e utilização do Tangram.
- Estratégias
Dar continuidade ao trabalho com figuras geométricas planas, quebra-cabeças e à temática países, propondo às crianças que montem seu próprio quebra-cabeça chinês. Estimular a percepção espacial e a criatividade propondo diferentes montagens possíveis de serem feitas com o Tangram.
- Programação - Relembrar a bandeira e a localização da China no mapa-mundi - Contar as lendas chinesas que explicam a origem do Tangram Explicar que o Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças Mostrar um Tangram às crianças e pedir a elas que identifiquem quais as figuras geométricas que o formam Propor a confecção de um Tangram – Confecção do Tangram Fornecer a cada criança um papel quadrado Fazer junto às crianças, passo a passo, as dobras necessárias para formar as figuras geométricas Depois de demarcadas, recortar todas as figuras – Propostas de atividades Pedir que formem novamente um quadrado com todas as peças e sem sobrepô-las Mostrar diferentes figuras formadas com o Tangram e pedir que tentem fazê-las Pedir às crianças que formem suas próprias figuras
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Classificação das Figuras Geométricas e Jogo das Bandeiras
- Objetivos
Aprofundar as noções e conceitos das figuras geométricas apreciando com as crianças as diversas bandeiras existentes dando continuidade ao trabalho efetuado na aula anterior, além de localizar os países no mapa-múndi. Elaborar estratégias para montar o quebra-cabeça.
- Estratégias
Propor que os alunos contem, em conjunto, os lados das figuras que conhecem, introduzindo os conceitos e as diferenças entre as diversas figuras geométricas. Em seguida, explicar a atividade do quebra-cabeça constituído por dez peças de figuras geométricas conhecidas por eles.
- Programação
- Sorteio dos grupos de trabalho com as figuras geométricas apresentadas na aula anterior
- Classificação
Classificar as formas a partir da contagem de seus lados: 3 lados – triângulo ; 4 lados (quadrado, losango, retângulo, trapézio) – quadrilátero
Diferenciar quadrado de retângulo
Apresentação do pentágono e hexágono
– Jogo das Bandeiras
As crianças montarão bandeiras de diversos países que foram divididas em 10 figuras geométricas
As crianças serão estimuladas a colocar a miniatura da bandeira que construiu no mapa, constituindo assim uma noção de localização
http://www2.fe.usp.br/~labmat/clube/gmatv2.html
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Bandeiras
- Objetivos
Discutir a importância das bandeiras como forma de identidade dos países, assim como sua língua e costumes, tendo como referência o Brasil. Ampliar o repertório de figuras geométricas conhecidas pelas crianças e introduzir uma nomenclatura.
- Estratégias
Trabalhar com figuras geométricas planas a partir das formas encontradas na bandeira do Brasil e nas demais bandeiras conhecidas pelas crianças.
- Programação - Apreciação do globo/ mapa-múndi e conversa sobre os diferentes países e culturas - Introdução à bandeira do Brasil Conversa sobre as cores / estrelas da bandeira e seus significados Identificar as formas geométricas ali presentes Desenho da bandeira do Brasil efetuado pelas crianças individualmente – Formas geométricas Relembrar as formas já conhecidas pelas crianças Identificar essas formas na sala e no dia-a-dia
As crianças escreverão seu nome de um lado e no verso desenharão a figura geométrica que mais gostam
– Outras bandeiras
Confecção de bandeiras de outros países que as crianças já conhecem
Confecção da bandeira do grupo.
http://www2.fe.usp.br/~labmat/clube/gmatv1.html
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Dominó de figuras geométricas
Por Vaneska Romano Amabile
http://www.ibmcomunidade.com.br/kidsmart/detJogo.asp?codigo_jogo=16&codigo_idioma=3
Como jogar: este jogo terá quatro jogadores, cada jogador receberá 10 peças de blocos lógicos. Por sorteio ou no "dois ou um", será escolhido o jogador que iniciará o jogo. Escolhendo uma de suas peças e colocando na mesa. Em seguida o segundo jogador verá se tem a peça com a forma igual a que está na mesa, tendo , a colocará encostada na mesma e colocará uma outra peça diferente de acordo com seu gosto. O terceiro e o quarto jogador terão o mesmo procedimento.
Regras: caso o jogador não tenha a peça, é pulada a sua vez naquela jogada.
Ganha o jogador que terminar as suas peças primeiro.
Variações do jogo: Pode ser estipulado cor, tamanho ou espessura.
Adorei o jogo do dominó de figuras geométricas!!! Um excelente jogo para iniciar a identificação das figuras geométricas Lembre-se este jogo é recomendador para até o 3° ano.
Bjos
PS: Me contem como foi a experiência do jogo com os alunos.
Danny