segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cadernos Cenpec - Nova série

Cadernos Cenpec - Nova série

O periódico, criado em 2006, foi reformulado em 2011, tornando-se uma revista on-line, de acesso livre, para favorecer a circulação e a discussão dos trabalhos publicados. Dirige-se a pesquisadores e educadores, gestores e atores da sociedade civil organizada em prol da educação pública.

O caderno, de periodicidade é semestral, busca propiciar a articulação entre a ação e a pesquisa educacionais, por meio do debate sobre questões de caráter teórico, resultados de estudos empíricos, bem como sobre princípios que orientam metodologias de intervenção na realidade educacional, no plano de políticas públicas, programas ou práticas educativas.

Essa publicação se organiza em duas seções principais: Ação educacional: crítica & sistematização e Pesquisas e ensaios. A primeira tem por objetivo a divulgação de trabalhos que sistematizem de maneira crítica experiências de ação educacional, sejam elas políticas públicas, programas ou práticas educativas, assegurando o contraponto entre teoria e prática, bem como a indicação de suas condições de realização. A segunda seção publica resultados de pesquisa e ensaios: artigos que apresentam resultados de investigações empíricas ou teóricas (concluídas ou em andamento), revisão crítica e sistemática de bibliografia sobre temas ou problemáticas específicas, textos de caráter opinativo sobre controvérsias atuais ou sobre temas que se queiram debater sob um ponto de vista teórico, sobretudo tendo em vista a proposição de novas abordagens para a pesquisa ou de novos objetos de estudo e investigação.

Cadernos Cenpec conta ainda com uma terceira e importante seção, por meio da qual busca resgatar, através de entrevistas, a experiência e o pensamento de educadores, gestores e pesquisadores de áreas que cobrem o escopo temático da revista.

Para ler a revista na íntegra acesse www.cadernos.cenpec.org.br e conheça os textos que inauguram a nova série.


Ação educacional: crítica & sistematização
Colaboração entre estado e municípios para a alfabetização de crianças na idade certa no Ceará (Joana Buarque de Gusmão, Vanda Mendes Ribeiro)
Contribuições do terceiro setor para o desenvolvimento de uma escola em sintonia com realidade local – a experiência da Fundação Tide Setubal (Thais Christofe Garrafa, Beatriz Penteado Lomonaco)
Formação de mediadores de leitura: sistematização de duas experiências (Maria Alice Mendes de Oliveira Armelin, Maria Cecília Felix de Godoy)

Pesquisas e ensaios
Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010) (Mirta Castedo, Mirta Torres)
A causa coletiva: políticas públicas culturais para o cenário das redes sob a perspectiva da ecologia digital (a experiência brasileira) (Eliane Costa)
Como o psiquismo humano se torna histórico-cultural? As contribuições da análise saussuriana às teses desenvolvimentais de Vigotski (Jean-Paul Bronckart, Ecaterina Bulea)
A reforma educacional do Acre: um modelo híbrido (Ednacelí Abreu Damasceno, Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos)
Alfabetismo e aspirações educacionais dos jovens brasileiros nas metrópoles (Vera Masagão Ribeiro, Antônio Augusto Gomes Batista, Ana Lucia Lima)

Entrevista
A educação pública entre o passado e o futuro: a experiência e a visão de Binho Marques

Resenhas
A Big Apple for Educators: New York City’s Experiment with Schoolwide Performance Bonuses: Final Evaluation (Eloisa De Blasis, Paulo De Blasis)
Resenha | L´ école et la lecture obligatoire: histoire et paradoxes des pratiques d´enseignement de la lecture. (Maura M. Santos)

Notas de Leitura
Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte (Maria Amabile Mansutti)
Entre lutas, "porangas" e letras: (re)colocações do Projeto Seringueiro (Xapuri/Acre - 1981/1990) (Luciana Alves)
Dicionário de Educação (Maurício Érnica)
Incentives and Test-Based Accountability in Education (Frederica Padilha)

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